domingo, 25 de abril de 2021

Tudo sobre a manobra de baliza do Detran.SP - Sindautoescola.SP

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o exame prático para candidatos à habilitação de veículos de quatro rodas ou mais é realizado em duas etapas a primeira etapa é a baliza segunda etapa o percurso vamos ver agora em detalhes a baliza alguns pontos onde muitos examinadores ainda tem dúvidas no exame de baliza o condutor tem que estacionar o veículo em uma área demarcada por balizadores removíveis o contran determina que essa área seja igual ao tamanho do veículo mas 40% no comprimento e 40 por cento na largura por exemplo

para os carros de quatro metros de comprimento a medida total entre os balizadores será de cinco metros e 60 centímetros de largura por de dois metros no chão a distância será de 2 metros e 80 em todas as categorias é obrigatória a utilização de no mínimo seis balizadores não é obrigatório que a manobra seja realizada do lado direito da via pode ser no lado esquerdo de acordo com o local onde o exame está sendo aplicado o tempo que o condutor terá para fazer a baliza depende da categ oria

desejada no exame para a categoria p o tempo máximo permitido é de cinco minutos seis minutos para as categorias c e d e nove minutos para a categoria e a contagem do tempo começa quando a frente do carro alcança o primeiro balizador vamos acompanhar este exame para a categoria b o condutor terá portanto cinco minutos para estacionar na área demarcada dentro desse tempo cada candidato pode fazer até três tentativas o que significa isso que ele pode fazer até três deslocam entos em marcha ré cada

vez que ele engatar a ré o examinador deve contar uma tentativa no início do exame quando o candidato coloca o veículo em posição para começar a baliza ele engata a marcha ré pela primeira vez se durante a manobra ele se dá conta de que não vai conseguir estacionar o veículo na área demarcada pelos balizadores ele pode sair da vaga e recomeçar o movimento quando o condutor retirar o veículo da vaga e engatar novamente a marcha ré estará executando sua segunda tentativa pode ser que ele também

não consiga nessa segunda vez se ainda tiver tempo o condutor poderá avançar de novo engatar a marcha é mais uma vez e fazer sua terceira e última tentativa durante essas três tentativas o candidato não pode encostar a roda o pneu do veículo no meio fio não pode tocar em nenhum dos balizadores mesmo que não os de rubi e deve estacionar em paralelo à calçada não deixando o veículo atravessado na vaga se o candidato cometer qualquer um desses três er ros ou faltas se considera que o condutor não

colocou o veículo na área analisada e não conseguir estacionar o veículo na área balizado no máximo três tentativas em cinco minutos é uma falta eliminatório o candidato será reprovado na baliza e não poderá continuar exame prático com os desafios do percurso o condutor também será eliminado se cometer faltas que somadas alcancem mais de 3 pontos negativos pode ser uma falta grave que vale três pontos mais uma falta média que vale dois ou uma falta grave mais uma leve que vale um ponto podem ser

duas faltas médias uma falta média e duas leves ou quatro faltas leves em todos esses casos a soma ultrapassa 3 isso significa reprovação no exame agora vamos ver algumas situações que costumam gerar dúvidas o candidato engata a marcha ré e não consegue na primeira tentativa olha eu acho que não vai dar certo vou tentar vou tentar mais uma vez está ok ele tira o carro da renová mente e é bem sucedido na segunda tentativa sat isfeito dessa vez o candidato puxa o freio de mão dando a tarefa por

concluída o examinador abre a porta e confere o candidato conseguiu estacionar o carro na área da baliza paralelamente ao meio fio e dentro do tempo previsto está portanto aprovado no exame de baliza o examinador então vai conferir à distância que o veículo ficou do meio fio se estiver entre 50 centímetros e 1 metro uma falta leve que vai custar um ponto para o candidato mas ele não será eliminado por isso já que a distância não está incluída na descrição da falta eliminatória alguns

examinadores estavam reprovando os candidatos simplesmente por pararem a mais de 50 centímetros do meio fio não é bem assim que funciona a resolução contran determina que o candidato deve colocar o veículo na área analisada e no máximo três tentativas no tempo estabelecido caso 2 o condutor estaciona de forma correta mas esquece de dar seta para sinalizar a manobra o examinador deve apontar que ele co meteu uma falta grave e vai marcar menos três pontos o candidato é aprovado na prova de baliza e

segue para a segunda parte do exame mas leva com ele esses três pontos falta apenas um ponto uma falta leve para ele ser reprovado na prova de percurso o caso 3 o candidato estaciona na primeira tentativa numa manobra perfeita não teve nenhum desconto de pontos ele já comemora a vitória mas na saída para continuar o percurso encosta o carro de leve no balizador por mais que o candidato ins ista que o estacionamento foi correto e que já tinha concluído essa etapa do exame ele não poderá continuar

a prova prática está reprovado tá essa é uma falta eliminatória o balizador representa um carro portanto tocar um balizador em qualquer momento da prova é uma falta eliminatória o candidato acaba de ser aprovado na primeira etapa a baliza e agora vai iniciar segunda etapa o percurso contudo ao sair da área analisada ele acaba esbarrando em uma das balizas com isso ele será auto maticamente eliminado por ter cometido uma falta eliminatória é fundamental que cada examinador de trânsito atuante

nas bancas no detran são paulo tem a clara responsabilidade em executar os mesmos procedimentos aqui apresentados as orientações aqui compartilhadas são as mesmas estabelecidas na legislação vigente para o exame de prática de direção veicular lembrem se não está na alçada de qualquer profissional que atua como examinador do detran alterar as normas editadas pelo con tra uma vez que essas normas norteiam todo o processo legal de aplicação dos exames de prática de direção veicular nossa escola

pública de trânsito continuamos à disposição para apoiar as ações de aprimoramento dos profissionais de trânsito ae a.SP

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