quinta-feira, 22 de abril de 2021

Projeto Vida no Trânsito: a experiência exitosa de Campo Grande (MS)

Projeto Vida no Trânsito: a experiência exitosa de Campo Gr

Projeto Vida no Trânsito: a experiência exitosa de Campo Grande (MS)


O Projeto Vida no Trânsito (PVT), nascido de uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde e um consórcio de parceiros internacionais, teve início em cinco capitais brasileiras em 2021, sob a coordenação nacional do Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil com foco na redução de mortes e lesões graves no trânsito, a partir da qualificação das informações, das ações planejadas, desenvolvidas e executadas intersetorialmente. Após as intervenções no âmbito do projeto, em seu período piloto (2021-2021), foi identificado o cumprimento das metas nos indicadores de processo: (e.g.: criação de Comitês intersetoriais, instalação de mecanismos de redução de velocidade); Maior controle de velocidade; Aumento dos pontos de controle de alcoolemia (Concentração de Álcool no Sangue – CAS); Aumento dos testes de alcoolemia e redução da positividade do CAS nos testes; Redução das taxas de mortalidade por 100.000 habitantes em 3 das 5 cidades; Redução das taxas de mortalidade para cada 10.000 veículos nas 5 cidades, risco reduzido de morte nas 5 cidades: mais do que em seus respectivos estados. O modelo de sucesso se expandiu para as demais capitais brasileiras e, posteriormente, para mais de 50 outros. Em 2021, o Projeto tornou-se um programa regular do Ministério da Saúde. Apesar de sua coordenação nacional o projeto foi gerenciando e desenvolvido nos municípios, por meio de suas coordenações locais. Todas as cidades tiveram como ponto comum inicial a constituição de comissões intersetoriais locais que, com algumas variações, foram formadas por representantes dos setores de saúde, segurança pública, trânsito, transporte e educação e comunicação, entre outros. Além da integração intersetorial, a qualificação da informação sobre os acidentes constituiu-se um marco caracterizador do Vida no Trânsito, orientando as ações locais. E inspirando outras iniciativas similares. Campo Grande-MS, uma das primeiras capitais brasileiras a aderir ao Vida no Trânsito, é uma das melhores traduções da essência do projeto. Seu Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT) serviu de modelo para outras cidades. Além de exercer um papel fundamental de orientar as iniciativas integradas de segurança no trânsito, o gabinete logrou vencer um desafio comum a muitos programas: sua continuidade ao longo das administrações governamentais em permanente mudança. O vídeo sobre a experiência do PVT em Campo Grande ilustra as ações empreendidas na cidade a partir do relato dos integrantes do GGIT e personagens locais, traz uma ênfase ao papel dos meios de comunicação e aos aspectos da acessibilidade, para além da prevenção das mortes e lesões no trânsito

Projeto Vida no Trânsito: a experiência exitosa de Campo Grande (MS)



E aí e nós tínhamos um olhar muito duro não é voltado para cá mente para via para o veículo praticamente pra cima e dessa né hoje com programa vida no trânsito com a integração de diversas instituições de políticas de olhares diferenciados nós podemos enriquecer As Nossas ações e ampliar mesmo nosso a gente conseguiu soluções é muito legais essa aqui é uma delas para uma solução que todo mundo vendeu sua cidade durante anos que aqui só funcionaria um viaduto e a gente conseguiu

comprovar que dá para manter a rotatória podem fazer algumas alterações geométricas em cima frisando local você deve todo mundo do técnico isso funcionou que se chama atenção em Campo Grande é que houve esse entendimento que esse problema deve ser tratado de forma multi setorial vamos dizer assim a saúde a segurança pública a educação a classe política ao ter ano o nome sobre as leis isso fez com que nós tomássemos decisões mais assertivas o que nós potencializar cima os recursos com o com que

nós mudássemos inclusive de planejamento de um determinado setor e isso sempre foi difícil esse relaxamento e todos os olhos de trânsito iguais verificamos que há naquela ocasião mais necessitávamos isso que tivemos a felicidade de então criar né a naquela ocasião o jeito é o grupo o comitê de gestão integrada de trânsito é por vários órgãos participando é muito bem organizado muito bem estruturado abarcando uma série de pessoas que até então não estavam com nosso relacio namento do dia a dia que

é fundamental que haja um tempo para nós ele significa uma continuidade de ação porque porque o segmento organizado ele planeja ele dá sequência Independente de mudança de política de mudança de gestores a importância de vários órgãos não é congregar em um único grupo é exatamente isso elevar a consciência e não é cá dentro de cada órgão e cada um não é colaborar dentro das suas competências a o que isso impacta até nos dados é tão postando que os dados sejam até mais confiável então esses dados

que a gente tá trabalhando junto degeyter principalmente os acidentes com vítimas e o em especial o vítima fatal né aqui em Campo Grande São 100% confiável porque a gente faz um estudo juntam grupo e chega o número real estatístico né Essa presença do vida no trânsito ggt começou a fazer as pessoas pensarem sobre o trânsito como não só um ambiente de passagem mas o ambiente de relacionamento em que existe sua importância também do respeito acredito que tem tá crescendo respeito sim olhar para o

outro olhar para o pedestre o nosso desafio tirar a dúvida com clareza do usuário havia seja ele pedestre ciclista motociclista o condutor de veículo E aí e antes do vida no trânsito nós irmos até a escola e tinha um Implorar para que a escola participasse conosco das ações Hoje nós estamos com 79 escolas eles fazem uma visão espontânea não é obrigatória e de contrapartida Nós levamos Spa Club dos 7 em abordagem educativa vídeo palestra s e os jogos que a internet disponibiliza então é feito uma

seleção pelas professoras que trabalham na sala de informática e os anjos essas ferramentas o aluno vai jogando e você vai explicando aqui tem print com ciclista por exemplo aí você fala vamos ficar primeiros equipamentos de segurança Nós temos duas modalidades aqui de operação Lei Seca que a blitz física essa que parada E também temos a operação volante né que ficam Dois a três veículos à noite circulando e fazendo abordage ns aleatórias na madrugada na cidade Escolhe um veículo né se ele tá

apresentando algum tipo de característica que não deu eu e a borda e também ele fica sobrevoando a noite a cidade né No momento que o piloto o piloto do Drone pela imagem ele consegue ver a pessoa andando com a bebida alcoólica na mão entrando no veículo né consegue ver um veículo Zig Zag de imediato ela já aciona uma viatura pelo rádio e vai passando a localização ao vivo para ele já ir lá e abordar e realizar o teste é a sessão de radares no nosso país Ele Tecnicamente é defensável a a fase

mais crítica que nós vivemos foi um período que nós ficamos sem esses positivos na Via os equipamentos eletrônicos radares não basicamente funcionar uma cidade o contrato com as empresas em dezembro de 2016 se nós Assumimos em janeiro 2017 vocês pegamos imediatamente a cidade sem nenhum equipamento eletrônico 2018 as empresas começaram a retirar os equipamentos nas ruas e aí as pessoas percebendo que não deve não tava funcionando e começar a acelerar o resultado foi a gente tem 25 por cento a

mais de mortes no ano de 2018 na nossa cidade aqui pra gente um retrocesso né E muito ruim que a gente já vinha há anos tentando que ela que ela quer a gente teve retrocesso então agora para com os equipamentos novo a gente acredita que a gente vai conseguir voltar aqueles patamares interesse a gente e agora começar a reduzir baixar de 70 né quem sabe ele chega número zero né É e os aciden tes de trânsito são uma das principais causas de internação e morte no Brasil em Mato Grosso do Sul com

a diferente sobre trânsito no nosso jornal principalmente é um jornal comunitário da hora do almoço ele tem um papel fundamental ele ocupa eu diria para você metade do nosso jornal quase todos os dias ou porque a população não chamou e a gente foi atender em logo uma indicação ou por esse contato de interatividade que a gente tem todos os dias com as pessoas que estão em casa s ó na semana de volta às aulas os drones e registraram mais de 200 infrações de trânsito no entorno de escolas de

Campo Grande para ela tem um alcance né com informações e ela é uma formadora de opiniões Fala Chega né em praticamente em todos os espaços né em todas as pessoas em todas as classes em todos os níveis sociais aparece você fala para 150 dá para falar até para mim o pessoas dentro do nosso Palácio Popular da Cultura mas a imprensa em uma fala dela coloque o cinto de segurança quais são a festa de quem usa Vamos respeitar a faixa de pedestre em Campo Grande se respeita a faixa tá falando para

milhões de pessoas tanto Campo Grande quanto foi estado durante a produção da série o trânsito que eu tenho o trânsito que eu quero a gente conversa com quem tá em casa graças a Deus as pessoas que estão em casa acreditam na gente tem uma confiança naquilo que a gente fala a gente não fala porque a gente pensa a gente fala porque a gente transa com a gen te porque abetran tá dizendo porque o SAMU tá dizendo o corpo de bombeiros está dizendo a gente tem uma fonte por trás disso tudo a gente tem

uma informação que é precisa que é claro que a real que é verdadeira É nesse local onde nós estamos aqui era impossível nunca houve a possibilidade de uma pessoa com dificuldade de locomoção e que utiliza cadeira de rodas por exemplo fazer uma travessia aprenda aqui em Todas As Esquinas por exemplo o transporte coletivo hoje em Campo Grande e le é 100 porcento acessível com plataformas elevatórias e essa melhoria essa melhoria faz com que as pessoas com deficiências saio do clausuramento de suas

casas e hoje eu posso dizer que tá bem tranquilo eu consigo fazer com bastante autonomia né tanto para pegar o ônibus né quanto para atravessar a rua né gente tem a questão do Peso tatio hoje a gente tem em alguns pontos aqui da cidade próximo da inscrição a questão do Semáforo sonoro que dá Total autonomia e Independência para ge nte fazer essa trilha a travessia com segurança eu peço que não é um favor Quando um gestor Nacional não vou desenvolver um aplicativo para o deficiente visual

tem autonomia para pegar o transporte coletivo sozinho sem depender de um terceiro eu vou colocar um semáforo sonoro para o deficiente visual então assim é um direito que nós temos né e isso me me causa um bem-estar né de saber que eu posso sair que eu posso né viver a vida no trânsito hoje eu vejo como um grande progr ama de promoção da Saúde responsabilidade e e é muito grande porque não é assim é um erro nosso pode escrever uma pessoa a morte estamos salvando vidas sim tem mães que estão

dormindo com mais tranquilidade porque sabe que o seu filho está retornando ao seu lar e tem muito jovens extremamente mais conscientes obedecendo as leis do trânsito a muito que melhorar ainda é inquestionável é um desafio é as melhorias mas aconteceram nesses últimos anos e hoje a gente tem um transporte 100 porcento acessível faz muita diferença eu desejo sinceramente né do meu coração esse problema seja implantado implementado em todo o Brasil porque ele dá certo né E aí E

aí ande (MS)

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