quarta-feira, 21 de abril de 2021

CIDADE DE CALLAO | LIMA NO PERU | MIRAFLORES LUGAR BONITO | TRANSITO SEM VAGA PARA ESTACIONAR

CIDADE DE CALLAO | LIMA NO PERU | MIRAFLORES LUGAR BONITO |

Live - "A Psicologia do Trânsito salva vidas: Não ao PL3267"


Live: "A Psicologia do Trânsito salva vidas: Não ao PL3267" Data: 25/05/2021 - Horário: 18h00 Neste debate serão discutidas as possíveis alterações no relatório do PL 3267/19 que afeta o trabalho dos Psicólogos de Trânsito no Brasil. Mediadora: Cristiane Carneiro Homem de Mello - Psicóloga formada pela Universidade Paulista em 1990, Especialização pelo Sedes Sapientae em orientação vocacional, psicóloga clínica, credenciada Detran São Paulo desde 1994, com Especialização em psicologia do trânsito. Atualmente atua como dirigente do Sindicatos dos psicólogos do Estado de São Paulo. Conselheira Suplente do CETRAN São Paulo e como Colaboradora do CRP 06. Participantes: Julyver Modesto de Araujo - Consultor e Professor de Legislação de trânsito, com experiência profissional na área de policiamento de trânsito urbano de 1996 a 2021, atualmente Major da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Conselheiro do CETRAN/SP desde 2003; Membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Conselho Nacional de Trânsito (2021/2021); Mestre em Direito do Estado, pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP, e em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da PMESP; Especialista em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público de SP; Coordenador de Cursos, Palestrante e Autor de livros e artigos sobre trânsito. Ivani Teixeira Mendes - CRP 42535 - Psicóloga, psicoterapeuta, mestre em psicologia clínica psicanalítica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Coordenadora pedagógica e professora do curso de pós-graduação em Psicologia do Trânsito do Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT). Coordenou e ministrou aulas no curso de psicologia do Centro Universitário Capital (UNICAPITAL) e na Universidade São Marcos (USM). Tem ampla experiência em docência no ensino superior, avaliação psicológica e psicodiagnóstico infantil, atuando como supervisora clínica e ministrando frequentemente cursos nessas áreas. Autora do livro: O sofrimento psíquico infantil no desenho: interpretações. Juliana de Barros Guimarães - CRP 02/10764 - Psicóloga pela UFPE, Especialista em Psicologia do Trânsito, em Avaliação Psicológica e em Gestão Pública. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta, Perita em trânsito e Gestora da área Médica e Psicológica do DETRAN-PE. É Diretora da ABRAPSIT – Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego, presidente da ABRAPSIT-PE e membro da Câmara Temática do CONTRAN (CTES) que estuda a saúde do condutor. Tem experiência no Brasil e no exterior na área de perícia e clínica, com ênfase em tratamento e prevenção psicológica e de saúde. Daniele Alcântara - CRP 58883/06 - Vice-Presidente da AMPETRA - Associação de Médicos e Peritos de Trânsito do Brasil - Graduação e Licenciatura em Psicologia pela Psicólogos UNESP. Pós-graduação em Psicologia Comportamental Cognitiva pela USP. Capacitação e Especialização em Psicologia do Trânsito pela UNICSUL. Possui 20 anos de experiência na área do trânsito, tendo atuado no atendimento de pessoas com dificuldades psicológicas para dirigir, e nos processos avaliativos no âmbito da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Como vice-presidente da AMPETRA, atuando na defesa dos interesses da categoria de médicos do tráfego e psicólogos do trânsito. #Psicologia​ #CRPSP​ #DebatesUrgentesOnLine​ #Covid19​ #Coronavirus​ #FiqueEmCasa​ _ Siga o CRPSP nas rede sociais: • Instagram: https://www.instagram.com/crp_sp/​ • Facebook: https://www.facebook.com/crpsp/​ • Twitter: https://twitter.com/crp_sp​





oi boa noite a todos e a todas hoje eu tenho prazer de estar aqui representando a sindicato de psicólogos e o crp são paulo como colaboradora do núcleo de trânsito do crb e como diretora sindical do sindicato meu nome é cristiane carneiro sou alguns de vocês já me conhece eu sou psicóloga especialista em trânsito seu credenciada do detran desde 94 e desde 2012 o sindicato junto com o crp tivemos numa luta incessante em relação a divisão equitativa a nossa aqui nós estamos em um momento muito

delicado frente a essa pandemia que nos pegou de surpresa né e nos retiram do convívio social e das nossas atividades isso sem falar dos problemas financeiros e nós estamos enfrentando por sermos da área da saúde crt sindicato valorizam a saúde em primeiro lugar e nos preocupamos em temos de nos proteger desse vírus e colaborar também com o fortalecimento da área com sistema de saúde né e nós nos temos nos solidarizado os familiares das vítimas da do coronavírus e aí para além desse vírus e

falando em vítimas nós nos deparamos com a possibilidade da votação em plenária nos próximos dias do plt a minha 7/19 espero que foi apelidado de pele da morte né ele faz algumas alterações no código de trânsito e acabou indo na contramão da segurança no trânsito e um país e nós estamos em quarto ou quinto lugar de vítimas fatais em acidentes e aí nome dos psicólogos e especialistas de trânsito do sindicato do crp o sindicato e o crb né deixam claro que a gente nós não so mos contrários a

nenhuma mudança no código de trânsito mas mudanças que promovam melhorias na mobilidade urbana e edução das vítimas em acidentes ah e não em mudanças que propõe um grande retrocesso espere ainda atinge em cheio os profissionais psicólogos e médicos especialistas e outros profissionais que fazem parte do processo de habilitação e sendo assim hoje nós temos o prazer de estar aqui com alguns especialistas em trânsito cê associações de mobilidade urbana e trânsito e vem discutindo esse tema junto

com outras entidades não só com a categoria mais com os deputados tentando colocar algumas emendas para que se pele seja modificado né então eu gostaria que te apresentar alguns convidados que atenderam prontamente nosso chamado para a gente poder ter uma conversa em relação a esse projeto de lei eu vou começar aqui pelo júri ver é só um minutinho eu vou pegar g1 eu vou começar aqui pelo júri ver oi aqui é um consultor e professor em legislação de trânsito uma experiência profissional na área de

policiamento de trânsito é conselheiro do cetran onde já tive o prazer de conhecê-lo membro da câmara temática esforço legal do conselho nacional e também é formado pela ponto mestre em direito do estado faz algumas palestras e autor de livros e artigos sobre sobre o trânsito e a gente tem tudo bem julivert tudo bem agradeço é aplicação prazer estar com você agradeço o convite a gente também tem a rayane é uma colega já está tanto també m está no lucro de trânsito do conselho da psicóloga

psicoterapeuta mestre em psicologia psicanalítica pela pela puc-campinas coordenadora pedagógica professora de curso de pós-graduação em psicologia do trânsito o ceat pordenone ministrou aulas de psicologia na unip unicapital e na são marcos e a gente tanto de bola evani obrigada de leite em aqui a juliana que é psicóloga de pernambuco especialista em psicologia do trânsito em avaliação psicológica e de gestão pública psicól oga clínica psicoterapeuta perito em trânsito e gestora na área médica

e psicológica do detran pernambuco e ela atualmente é diretora da brexit associação brasileira de psicologia do tráfico e presidente da abrapt e membro da câmara temática do contran tá tudo ok juliana tudo ok cris boa noite boa noite gente e a gente tem a daniele alcântara que é vice-presidente da anpec associação de médicos peritos de trânsito do brasil gravou a ver licenciada em psicologia pela unesp pós-gradua ção e comportamento cognitivo pela usp especialista em trânsito pela unicsul tá 20

anos na área e hoje como vice-presidente da petra tem atuado em defesa dos interesses da categoria dos médicos do tráfico e psicólogos do trânsito tudo bem dani tudo boa noite gente eu acho legal a gente começar a essa nossa live com julie ver que vai falar de uma forma mais ampla sobre esse pele pode ser ajuda pode ser cristão à disposição hum hum não vou explicar um pouquinho sobre a tramitação do p rojeto de lei acredito que é todos que estamos assistindo ou ler um já o projeto ou tiveram

algum conhecimento a respeito dele por isso o interesse na nossa live e a minha ideia então vai fazer um peso mal aqui principalmente naquilo que vai afetar a atividade de vocês que são psicólogos esse escolas na esse projeto de lei 3267 foi apresentado no ano passado pelo presidente da república ele fez bastante a larga em relação a isso entregou pessoalmente na câmara dos deputados junto ao presidente da câmara dos deputados rodrigo maia dizendo que pretende alterar algumas questões do código

de trânsito brasileiro e palavras dele com o objetivo de simplificar e desburocratizar a vida do cidadão no que se refere à trânsito algumas questões e constam desse projeto de lei pelo menos projeto original realmente tem o condão de melhorar a prestação de serviço inclusive até quando o texto legal o código a posicionamento do poder judiciário e por exemplo recentemente numa ação direta de inconstitucionalidade no stf entendeu que o contrário não pode criar penalidade que não estejam o

código então só para fazer um paralelo aqui de algo que eu elogio no projeto é que trouxe para o código de trânsito algo que até então ou pelo menos até agora porque eu pego não foi aprovado ainda é se encontra apenas em resolução do contran que é exigente dispositivo de segurança para o transporte de crianças e aí aconteceu um fato bastante controvérsia porque apes ar da boa intenção do projeto que era passaram estar na lei algo com tava tão somente de resolução e é um mcqueen para legal é um

ato abaixo da lei e depois justamente isso que o stf entendeu que não seria possível e apesar de ter acertado nesse ponto ter incluído no ctb acabou é uma adequação e pois é objetos de bastante polêmica e divergência de opiniões e o inclusive sou contrário a esta propostas e seria no caso do condutor que não utiliza o dispositivo de segurança em vez de s er multado receber apenas advertência então nós temos aí uma mudança no código que era positiva no aspecto de previsão legal da exigência do

dispositivo mais uma alteração que essa foi bastante rechaçada pelos profissionais que seria diminuir a penalidade a ser aplicada em vez de multa apenas de ver texto escrito apesar de ser uma infração gravíssima eu destaco aqui desse pele é três aspectos que merecem a nossa atenção esse praticamente nessa lá o primeiro deles seria sobre a rea lização dos exames exame médico de aptidão física e mental e o avaliação psicológica e hoje a redação do artigo 147 do ctb avaliação psicológica todos bem

sabe faz parte do exame de aptidão física e mental não era essa intenção lá em 1997 mas acabou sendo que foi aprovado quando o código isso aí de boa mas hoje o artigo 57 do código disciplina que esses exames são realizados pelos órgãos executivos dos estados pelo detran por meio da atuação dos médicos e psicólogos credenciados no projeto de lei do presidente a redação do artigo 147 passaria a ser diferente dizendo que o candidato à habilitação se submeterá a exame na seguinte ordem foi uma

alteração sutil na cabeça do artigo mais que ele mesmo é utilizou isso para divulgar alguns aspectos do seu pl faria com que a pessoa pudesse fazer os exames é com qualquer médico com qualquer psicólogo sem que obrigatoriamente estivesse a especialização que hoje se ele e ainda marque você 47 foi proposto pelo presiden te um aumento da validade desse exame e passaria então de cinco para dez anos e padres maior de 65 anos de idade e três para cinco anos esse é o segundo ponto e em relação a

suspensão do direito de dirigir e também é um assunto que gerou bastante polêmica ele pretendia alterar a pontuação necessária a que a pessoa seja suspensa de 20 para 40 pontos e no caso do condutor que exerce atividade remunerada por categorias c d e e o curso preventivo de reciclagem que hoje existe e par a o qual se retira toda a população após ter realizado hoje é com 14 pontos aumentaria para 30 então esses são os três pontos que eu considero essenciais aí para a nossa análise do pés 267 a

os locais de realização dos exames a o médico e a suspensão do direito de dirigir o curso permitir de ciclagem que também afeta de certa forma a atuação desses profissionais da área de saúde é quando esse pl passou pela camisetas foi constituída uma comissão especial para dar maior celeridade à análise do processo do projeto isso porque existe uma previsão no regimento interno da câmara deputados do senado e toda vez que o projeto precisa passar por mais de duas comissões por que o normal é

pelo menos duas comissão de viação e transportes e constituição justiça e cidadania no caso das alterações de bebê mas se tiver três ou mais comissões aí é importantes para análise é constituída uma comissão especial então esse expediente não é algo que se refere apenas ao pé 3267 ma s é uma prática já constante do regimento interno nessa comissão especial para vocês terem uma ideia foram apresentadas 228 emendas a cidade bastante considerado algumas delas até em duplicidade relação dos assuntos

que tratavam o deputado juscelino filho que é o relator deste pl apresentou um substitutivo após substitutivo foram apresentadas mas 84 emendas e há dois meses em março ele apresentou o substitutivo para ser votado com a questão ele academia e não se realizou nova reunião e quando for na semana retrasada o presidente da república noticiou na sua live que ele faz semanalmente que havia combinado com o deputado rodrigo maia que o pl e iria para votação na semana passada coisa que não aconteceu

então não sabemos se nessa semana ainda ocorrerá na verdade ainda precisa da votação na comissão especial as isso ainda não ocorreu no relatório deputados filho filho após algumas audiências públicas realizadas e até intervenção dos profissionais da área de ps icologia da área mede e é nós tivemos algumas modificações o artigo 147 por exemplo que iria retirar a necessidade é de profissionais devidamente especializados foi modificado no relatório então se hoje for a votação o relatório do detalhe

do filho e isso será positivo para a classe médica e de psicólogos por que diz assim o candidato à habilitação deverá submeter-se a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito e aí mantém o que já tinha antes mas ainda continua na ordem desc rita a seguir sendo que os exames de aptidão física e mental e de avaliação psicológica deverão ser realizados por médicos e psicólogos peritos examinadores respectivamente com titulação de especialista em medicina do trafego e psicologia do trânsito

então isso fortalece ainda mais a atividade que hoje vocês desenvolvem a questão é que na live do presidente semana retrasada ele falou que ia a cor o rodrigo maia o que seria votado não seria o relator deputado ser um filho e sim o que ele apresentou lá no início e aqui tem a nossa preocupação de repente se for combinado que vai ficar redação originária do projeto aí sua exclui a necessidade de titulação de especialista por parte de vocês e por parte dos médicos se for colocado em votação

o relatório do deputado firmino filho aí fortalece atividade vocês em relação aos outros dois assuntos que eu mencionei ouvir não relator deputado celino duas adequações na validade do exame de aptidão física e mental um esc alonamento da uma cada dez anos para quem tiver menos de 40 anos de idade a cada cinco anos para quem tiver mais 40 - 70 e a cada três anos com idade igual ou superior a 70 pontos em relação ao suspensão do direito de dirigir que a pessoa assunto que eu falei é também o ovo

escalonamento de acordo com a extensional de licitações natureza gravíssima no pontuario prontuário do em e até pode ser com 40 pontos mas aí vai depender se ele tem uma não infrações gravíssimas no seu prontuári o obviamente não daqui para gente ficar falando de todo projeto de lei não é esse objetivo e por isso que tá que esse três pontos mas me coloco à disposição tanto dos participantes aqui da live quanto dos que estamos assistindo pelo canal do crp para esclarecer eventuais dúvidas

que ainda fica a respeito do pl 3267 que nós estamos acompanhando aí o queijo ele vera eu achei super importante porque o nosso a nossa preocupação é como sair as peles em as emendas necessárias né eu vou passar agora para ivanir para ela falar um pouquinho dessa questão da especialização qual a importância da especialização a ivanir vamos lá vamos lá bom boa tarde estamos vivendo um momento muito difícil né e a minha contribuição e a aliviar o crb no que se refere ao pl é principalmente a

questão da especialização e da avaliação da perícia né eu gostaria de começar aí apenas a lembrando que o trânsito ele é um reflexo da nossa forma de nos comportar socialmente né então da mesma maneira que nós nos comportamos socialmente existe aí essa esse reflexo do nosso comportamento do trânsito né então no trânsito se repete as relações de poder da nossa capacidade ou não né e nos comportar socialmente astrologia do trânsito ela surge né com uma tarefa historicamente uma demanda para

diminuir acidentes e para selecionar que era o termo usado na época os motoristas que fossem capazes de dirigir com mais segurança e o trânsito é um lugar que alguns teóricos c hamo aí de não lugar né por causa da questão da identificação porque como a gente está de passagem né muitas vezes a gente tem essa dificuldade de nos identificarmos com este lugar né então para alguns é simplesmente um trânsito mesmo né gente sai de um objetivo e que atingiu o outro mas para outros é um lugar de trabalho

né então ter ou não ter especialização em psicologia do trânsito né do que que trata a especialização rapidamente porque nós não temos aqui tempo e nem o nosso obje tivo né mas a especialização em psicologia do trânsito trata dos aspectos psicossociais da locomoção de pessoas tá trata de reconhecer de planejar de intervir o sofrimento sim é usado pelo estresse do trânsito quer seja daquele que a pena se desloca que a seja daquele que trabalha no trânsito trata de avaliar prevenir

acidentes planejar e promover políticas públicas de educação de saúde de segurança um exemplo né que nós poderíamos pensar é essa questão da mobilidade durante a pandemia que eles as pessoas se isolarem pelo isolamento social não como elas vão se mover no espaço né a questão do transporte de cargas e de entregas né é uma questão da psicologia do trânsito então nós estamos falando de algo que vai muito mais além do que fazer a perícia do que fazer a palhação psicológica né porque se

especializar até é até difícil para mim responder essa pergunta porque eu acho ela tão e é obviamente que sim né acho que é que ela é necess ária nesse momento né a especialização surge porque a ciência é uma atividade dinâmica coletiva e complexa né então não há como nós darmos respostas simples para questões complexas como a mobilidade e o trânsito representa né então conhecimento cresce a cada dia e não há como um profissional abarcar todas as áreas de conhecimento né então a nossa formação de

psicologia básica lá é generalista né e cabe a especialização fornecer conhecimentos e determinadas áreas diferentes né a questã o da perícia e da avaliação né existe uma demanda social né por um trabalho de avaliação psicológica aqui é compulsório né que exige a ciência psicológica cada vez mais o desenvolvimento de recursos técnicos de conhecimento e recursos que são muito sofisticados né a ciência psicológica é capaz de avaliar as habilidades mínimas para dirigir um veículo automotivo sim não

somos capazes de responder né se o sujeito tem habilidades ou não a ciência é lá psicológica é capaz de predizer a q uestão de comportamentos impulsivos de comportamento que coloca em risco a vida do próprio sujeito e as vidas dos demais né sim nós somos capazes de responder isso nós somos capazes de prevenir né mas nós necessitamos para isso de profissionais treinados né que tenham conhecimento do que estejam treinados para isso né não aqui oi gente fazer isso de uma forma leviana o sujeito os

próprios direito que o sujeito tem de ser bem avaliado né por último eu queria falar né o nosso o nosso tempo é curto mas eu queria também me referir a questão da educação né e a questão das transgressões no trânsito que foi o meu tema de mestrado né então no meu mestrado eu eu fui estudar né as causas o que levava os aspectos psicológicos que fazia com que o sujeito tivesse um comportamento costumeiro de transgredir no trânsito enquanto um local de convivência social com regras muito claras

muito bem estabelecidas né o que foi o que foi revelado pelo estudo é que existe uma lógica emocional né eu tenho comportamento narcísico e egoísta no qual alguns sujeitos acreditam que a sua necessidade individual deve se sobrepor a uma lógica coletiva regras coletivas né então como si se aquilo que eu desejasse o que eu precisasse o minha necessidade individual deveria se sobrepor a a necessidade eu a convivência social é coletivo né e as regras né as regras de trânsito elas são muito claras

e facilita muito da gente entender quando ocorre a transmissão né então as regra s existem para que possamos ser justos e promover direitos igualitários para as diferenças individuais assim né podemos proteger é mais frágil né e lembrando que a proteção ao mais frágil é um objetivo humanitário né os meus desejos individuais eles devem ser suprimidos para o bem coletivo né e eu não posso né correr por exemplo acima de uma velocidade permitida porém risco né a minha segurança segurança dos

demais porque eu tenho pressa ou porque eu tenho um carro mais velos o porque naquele momento eu acho que devo acelerar né então pouco eu posso parar no meio de uma pista ou andar abaixo da velocidade mínima permitida porque eu estou passeando né então nós nós protegemos nós criamos regras nós protegemos os pedestres regras que protegem e tentam dar maior segurança para pedestres as cristas para as crianças porque esses representam os maiores riscos na caseiros que sofrem os maiores

prejuízos eles são os mais frágeis né as regras para o b em da coletividade caminham nessa direção né a proteção ao mais frágil né é é algo da essência humana digamos assim né qual seria o contrário né conseguiu contrário disso né seria barbary né aonde vivência uma esporte aonde existe o salve-se quem puder onde a a covardia do mais forte que só pensa em si e em suas próprias necessidades né e nós temos enquanto humanos que abrir mão desses nossos impulsos para que seja possível criarmos uma

civilização né é essa a essência humana bom e nós estamos vivendo um momento que por vezes temos a impressão que a bárbara né tá está de volta ou nunca nós nunca conseguimos superar superar completamente né como combater então os nossos desejos é bonitas violentos e imaturos no trânsito né a psicologia nos fornecem dois caminhos né o caminho da repressão e o caminho da sublimação né a repressão que dia início a ester da por isso a necessidade de um agente polidor né de regras claras e de

consequências que tem que ser as sumidas caso essas regras sejam boladas né é ela nos faz então existe essa representa repressão externa inicialmente né que nos deve fazer refletir e pela oferta e pela e nós abrimos mãos dos nossos desejos individuais para agir de forma ética em prol do benefício social né a sublimação também nos remédios né a questão do afeto né que nos retira desse gozo narcísico para ações altruístas né então é é a questão não é da que me cabe né contribuir em nome aí é

daquilo que eu sei n é é que a especialização ela sujeito tenho direito a ser atendido por um profissional bem treinado né há a questão da perícia se sofistica cada vez mais o conhecimento aumenta e nós somos cada vez mais capazes e a respostas a respostas é dicas e a a demanda social tão necessária para uma convivência pacífica para salvar vidas e tudo aquilo que nós estamos pensando em ivani eu acho que você expôs de forma maravilhosa necessidade da nossa especialização e a gente tem

algumas perguntas aqui e a gente vai terminar de fazer essa rodada de apresentação e abrir para as perguntas tá juliana fala um pouquinho para gente de como vocês estão trabalhando nessa questão do pr por favor boa noite cris falar um pouquinho do que você nos convidou aqui né eu tô representando aqui abracit que é associação brasileira de psicologia de tráfego e são santidade científica sem fins lucrativos de normalmente já estão representadas em 16 federados pelo país que fomos fundados em
dezembro de 2015 com o objetivo de ampliar a área profissional científica de pesquisas o que a gente chamar ele tráfico em circulação e mobilidade humana dos diversos modais terrestre aéreo marítimo e aquaviário é que a gente é o pia até isso que vani trouxe o que é a a mobilidade humana de uma forma geral que ao campo de atuação da psicologia a gente tem que parar não só para ver o espaço o lugar ou na um lugar onde a gente se encontre a tua mas também os indivíduos que funcionam e circulou

nesse espaço como atores então a gente tem tentado construir um diálogo bem amplo com diversas áreas da psicologia inclusive o que é psicologia do trânsito durante muito tempo foi vista como uma capacitação como atuação melhor com uma atuação um pouco afastada da da prática profissional e científica da psicologia muito embora a psicologia do trânsito tem a começado aqui antes até da profissionalização da psicologia enquanto ciência no brasil mas passamos um guilherme o espaço com essa com

esse afastamento do campo científico pelo menos reconhecido e os nossos pares então foi uma preocupar a nossa de mostrar e nesse diálogo com os parlamentares mostrar exatamente assim disse a cientificidade da psicologia do trânsito e da atuação da psicologia do trânsito também entrou de uma saúde pública hoje a gente sabe né segundo dados da ms da hora de diversas pesquisas que a o trânsito é uma questão de saúde pública mundial vivemos a década de ação de segurança e proteção para a segurança

viária nós sabemos que mais de noventa porcento dos acidentes de trânsito reconhecidos pela organização mundial de saúde são de responsabilidade de falhas humanas do comportamento humano e ainda hoje apesar disso tudo que estamos dizendo é assustador a gente não entender não perceber o que vale trouxe muito bem aí como comportamento desse indivíduo no trânsito é fundamental e como esse indivíduo ele não é estático bom então eu volto aí para a gente fazer o monte com o pl a desburocratização

nós somos a falou porque não todos ficam o sentido de desburocratizar desburocratizar a máquina pública nós somos plenamente a favor só que isso tem que entrar de uma forma que não prejudique a segurança à vida e à saúde da população a desburocratização ela não se dá nos exames de saúde ela não deveria se dar ao menos nesses exames de saúde porque esses daí eles têm uma forma de contribuir ainda mais com a população a gente é um uma área de saú de que tá eu digo que a gente está na frente da

linha de frente uma peneira onde a gente atingir toda a população em grande maioria todas as pessoas que são habilitadas ou já foram habilitadas em algum momento tiveram seu primeiro contato com o psicólogo através de um e para a cnh uma perícia psicológica e que a gente pode contribuir de forma fundamental como prevenção prevenção de acidentes prevenção de saúde hoje a gente tem o número brasil é hoje o quinto país do mundo em núme ro de decoração de pessoas com depressão diagnosticadas e a

gente sabe que isso é muito maior por conta da falta de diagnóstico no país somos o primeiro país do mundo em número de transtorno de ansiedade oi e aí eu pergunto como é que a gente vai cuidar da saúde como é que a gente desburocratiza o sus o que a gente tá vivendo nessa pandemia é um sistema de hospitais é um sistema de saúde lotado repleto sem condições nós estamos vivendo isolamento e quarentena hospital por conta d e não poder sobrecarregar um sistema que não está pronto para atender toda

essa essa população nós tivemos um ministro da saúde aí que falou o quanto o isolamento social contribuiu para a diminuição de leitos dos hospitais ocupados pelos acidentes de trânsito se nós não tivéssemos precisou lamento o esse controle maior que iria ainda menos espaço para essa população de ser socorrida por conta do problema do coronavírus nós estaremos já com o sistema de saúde completamente conectado o que a gente tem hoje só os dados por exemplo de um e eu não quero um 112 mil pessoas

no mês de janeiro deste ano 112 mil pessoas não não são poucas mortes e como é que a gente pode evitar eu gostei quando a ivani trouxe perfeitamente isso a gente pode sim para dizer a gente pode-se entrever a gente pode sim atuar atuar de uma forma de prevenção atuar reconhecendo esses indicadores podemos diagnosticar podendo presidir podemos encaminhar e aí além da necessidade de uma especializaç ão que possa qualificar esse profissional numa perícia que possa focar nesse olhar que possa fazer

com que a gente entende a multiplicidade a complexidade que esse espaço de trânsito onde tem diversos atores da em diversas modalidades atuando ali o que a gente está atuando gente do espaço que já construído então todos os atores também do sistema nacional de trânsito estão atuando para construir aquele espaço para como diagnosticar uma velocidade de uma via um local de um sinal todo esse conjunto do trânsito é pesado por diversos atores e esses mesmos atores se reencontram nessa convivência

nessa nessa locomoção nessa mobilidade que se dá na cidade e nas vias então é muito importante e a gente consiga pensar o trânsito de uma forma muito mais dela para aí a gente precisa assim tá qualificado para isso não é à toa que nós temos em cada área de saúde em cada ramo da psicologia da medicina e etc especialidades para atuar dentro de um problema focal astrologia do trânsito também tem a sua especialidade para entender esse contexto é um complexo então é mudável o tempo todo dentro

das relações de poder das relações da sociedade das diversas situações que ocorrem dentro da sociedade a gente vê hoje carters devendo essa a questão da mobilidade tem um quarto na saúde mental da população então a saúde mental tá na mobilidade humana que também isso muitas vezes não é percebido então para fazer o motinha que a necessidade de um especialista e o que está sendo apresentado nesse pele como redução diminuição da validade desses exames eu volto a defender que eu não só não deveriam

estar os dez anos relativos como deveria ser feita uma perícia psicológica compulsória irregular frequente o que inclusive nós sabemos perfeitamente eu não posso dizer é é eu acredito que todo mundo que esteja nesse escutando nesse momento se olha no espelho hoje e diz nossa eu não sou aquela pessoa dos 18 anos todos nós sabemos disso nossa vida mudo u a nossa forma de pensar enxergar o mundo mudou as nossas formas de se relacionar com o mundo mudaram então tudo e morreu na nossa vida mas

sofremos perdas nós sofremos traumas nós ficamos doente nós recuperamos tudo isso afetou a nossa forma de se posicionar então quando eu vou te dizer primeiro país do mundo em transtorno de ansiedade diagnosticadas o que torna o brasil ainda maior do que os números mostram o que é que causa transtorno de ansiedade gente a gente tem a quint a me de pânico a gente tem angústias a gente tem momentos que ocasionam a esse condutor está ali e sofrer um um reflexo do seu problema de ansiedade colocando a

vida dos outros em risco porque eu acho que a dificuldade que a gente tem aqui é quando a gente pensa o trânsito o meu direito de ter uma cnh desburocratizada ou como alguns confundem na brinca muito com a história mas é meu direito de ir e vir mais o direito de ir e vir não é ao volante o seu direito de ir e vir oi tá com mob ilidade e segurança dentro de uma sociedade nas vias a condução exige de você minimamente alguns recursos por quê porque você tá portando uma arma que pode tirar a vida não

só sua como de várias pessoas então eu volto o foco da importância para o quanto arriscado o quanto doído pode ser para uma pessoa e eu acredito que a maioria aqui já teve gente que perdeu gente no trânsito por acidente de trânsito ou sequelados que também possui um efeito muito drástico na saúde mental da populaçã o e de toda uma família que se desestrutura gente a família de quem perde a família do século é lado então a gente tem uma série de complicações e eu volto a dizer a gente passou o

último ano todo em relação com os parlamentares dentro da coleção especial participamos lá expondo a d o campo da psicologia pelo menos pudesse ser apreciado em modo regimental dentro da comissão especial criada para isso foi uma comissão criada de modo conclusivo para que a gente possa também participa r enquanto sociedade civil e argumentar diante dos destaques ou contestações que possam vir na votação de um projeto desse vivemos um momento onde uma votação remota né sem a presença da sociedade

civil não se faz democrática e não se faz urgente nós estamos com mobilidade reduzida o código de trânsito tem 20 anos a gente pode esperar dois três meses para que a gente faça de fato algo que vise a saúde de toda a população era um pouco isso que eu queria acho que eu estarei aqui no temp o então igreja obrigada não juliana perfeito e é verdade né gente tá vivendo um momento tão difícil e e ainda e com essa questão de se pele de sair de uma forma que a gente não sabe como sair lá é a daniele

vai expor agora um pouquinho também ela esteve bastante em brasília mesmo juntamente com você né vamos ver o que que ela tem para falar para nós vamos lá dani oi boa noite a todos eu quero agradecer o sindicato de psicologia e o conselho regional de psicologia a oportunidade de p articipar dessa live considera um assunto de extrema importância né meio de uma pandemia onde tantas vidas tem esse pedido por conta da doença temos ainda a tragédia do trânsito como colegas bem colocaram nessa

muitas mortes anualmente então assunto de extrema petini eu representam peça é associação de médicos e psicólogos peritos de trânsito do brasil nós temos como objetivo trabalhar pela valorização de médicos do tráfico solos de trânsito presenciados dar volta ativa e re presentatividade a esses médicos e psicólogos defendendo o interesse desses profissionais enquanto categoria junto com os órgãos de trânsito e também ao governo e à a proposta propiciar condições para excelência na realização dos

exames e avaliações periciais porque nós acreditamos nas contribuições muito bem colocadas pelas colegas de bunny e juh guimarães da psicologia do trânsito e também da medicina do trânsito para construção de um trânsito seguro acessível né a todos você eu parabenizo os colegas né que vocês colocaram de uma forma muito de idade tá muito clara tanto que é o projeto de lei quanto à posição da ecologia do trânsito na pra sociedade então eu vou procurar colocar a falar um pouquinho da trajetória

né que se pede tem que fazendo desde que foi apresentado na na câmara dos deputado até agora a gente tem o código de trânsito e ler já tive que sair para completar 23 anos ele tem uma proposta de proteção à vida esse é o objetivo principal do c ódigo de preço e ele ele trouxe muita ele trouxe evolução e me trouxe muita coisa boa para nós porém precisa de uma adaptação são 26 anos aí causa que eu tava para fazer três anos essa proposta do pele 3267 ela rende uma forma e nós precisamos no momento

que nós precisamos atualização desse código né nós não temos mesmo com ser colocado aqui o mesmo trânsito que tínhamos a menos três anos atrás a própria forma das pessoas se relacionarem esse esse trânsito não é a mesma alguns autom óveis evoluíram mas temos cinco conforme o vice-presidente necessidade condições de atuar e é pela desgraça desburocratização redução de custos estão uma necessidade porém o pele original ele veio de uma forma terrível para um alguns gifs não é onde ele vai exatamente

o contrário da proposta do código de criança eu quero segurança proteção à vida ele retira alguns itens essenciais né como foi bem colocado pelos colegas acontece que esse pele como disse anjo ele foi colocado numa comis são especial a comissão especial ela é composta por deputados e tem todos uma história uma dedicação de trabalho o trânsito esse pele foi trabalhado nessa comissão especial em todo o longo de um ano de forma a dar voz ativa para associações homem tivesse identidade diversos

profissionais o trânsito e passou como deixar junto por muitas transformações né nós estamos atualmente no texto substitutivo de pinheiro seis não nos contempla na íntegra né ele não representa na integrar mé dicos e psicólogos acreditam como ideal mas que diante da proposta original traz sim grandes avanços tavam favoráveis à votação e aprovação desse texto na comissão especial acontece infelizmente como anunciou o presidente ylai existe uma movimentação para tirar o terço da comissão especial e

levá-lo para votação em plenária aberta o que significa isso significa que todos os avanços que foram atingidos na construção do texto do substitutivo nº 6 seriam perdidos é temos que pensar que o hélio original na nossa e o que que no dia ele mentira ele retira outra colocado a nossa vinculação ao detran e qual é o papel do detran o papel do detran e jardim como órgão fiscalizador e orientador dom o risco e desligar o profissional do detran é a população perder um órgão que faria a orientação

ea fiscalização do trabalho desses profissionais outra coisa que conta do pele original ea retirada da necessidade do título especialista isso significa que qualquer profissional poder ia fazer a realização dos exames vaca a gente pensar né será que alguém que está com dificuldade para enxergar procurar um gastro para consultar trabalhar os olhos será que uma pessoa que tá com dor de estômago procuro um hospital na área da psicologia é uma coisa eu tenho uma criança um filho com chocolates

escolares eu levo esse filho para fazer atendimento psicólogo trabalha com terapia de casais se eu estiver com problemas no relacionamento com meu marido será que eu vou pr ocurar um psicólogo escolar especialidades elas existem por conta de avanços científicos a né porque trata de situações de cada cada item mas o pega original ele retira essa necessidade de que o profissional a tenha o título de especialização tais riscos novamente a sociedade mas teríamos avaliação feita por um profissional

que de repente não saberia nem pai simples deveria deverão ser avaliados outra coisa do pele original como foi dito é que ele coloca as avaliações a carteira na cional de habilitação ou uma validade de 10 anos há dez anos nós sabemos que muitas alterações de saúde física e mental podem acontecer né então como que fica esse cidadão que vai passar tanto tempo sem ser avaliado e como disse aos banir a função do diferentes não apenas carimbar as pessoas se dirigem não dirija mas muitas vezes

identificar situações e propor fazer os devidos encaminhamentos né na comissão especial todos esses pontos gente foram muito bem considerados me sur preendeu abertura dos deputados para ouvir as entidades nós fomos ouvidos fomos recebidos por praticamente todos os deputados da comissão como disse aquilo foram feitas diversas audiências públicas a onde os profissionais entidades tiveram a oportunidade de apresentar o conhecimento 5x conhecimento técnico da área para contribuir com a evolução do

pele eu penso que a comissão especial ela trata disso ela ela ela trabalha esse pele de forma a propor emoções né se mantém aquilo que t á bom e retira coisas que estão compatível que apresenta o reconhece necessários e foi construído um texto substitutivo de número 6 ou trabalho duro aí de todos né associações entidades deputados e agora a gente estar diante dessa possibilidade de retrocesso em relação esse trabalhos do pele ser retirado da comissão especial ser levado para ser votado

em plenário aberta o que significa esta votação em plenária aberta né nós temos que a câmara dos deputados ela conta e três deputados então ao invés de 34 deputados da comissão especial avaliarem projeto todos esses dentes e 13 dariam as o seu voto na situação só que todo o trabalho feito não começou ele seria perdido nós perdemos temos que esquecer esses avanços do substitutivo nº 6 e pegamos a votação do texto original é o que que nós temos avanços no substitutivo vocês ele mantém então

os profissionais vinculados ao detran então o órgão fiscalizador dentador ele mantém os profissionais com a nece ssidade de especialista ele dá sim os dez anos conforme pediu o presidente mais de uma forma escalonada como ficou muito bem o júlio então nós temos uma faixa etária até os 45 anos que teriam os dez anos a partir das 5 e os motoristas profissionais são aquele o google responsabilidades maior protesto em continuaremos fazendo o exame a cada cinco anos a mas infelizmente seu texto saiu

do da comissão especial ele for para ter na área aberta teremos a votação do texto original e da pri meira leva de emendas que são as 228 junior citou né eles construírem uma parte desse texto original essa primeira leva de mim ainda um novo peso acontece que temos aí a declaração do presidente já adiantando para nós e em conversa com rodrigo maia ele acredita que será feito um texto muito dentro da proposta original dele né da expectativa dele inicial e nós sabemos da situação política no

país onde presidente tem formado colisões concentram e acredito que ele tem essa expecta tiva a colisão em formou lhe garantiria o que nós chamamos de uma ideia simples o pele sendo colocado em plenária aberta era para ser aprovado nós precisamos do voto da metade dos deputados presentes mais um né amor e simples então eu acredito que o presidente está com frente lixo ele conseguiria levando com a plenária aberto uma aprovação do texto dele dentro do original nós podemos imaginar o que

significaria o pele custado em sua integralidade não nós se ele passar na ín tegra dentro do que conta operando original se traria efeitos muito da nossa no trânsito né quando a gente pensa e o você tá dizendo que eu acho que hoje em dia a pessoa sendo obrigada a colocar crianças na cadeirinha tendo uma multa para isso existe uma multa uma perda financeira nós temos um infelizmente mais de 1.900 mortes de crianças anualmente vítimas de acidentes de trânsito mas não que aconteceria se

nos retirássemos obrigatoriedade da cadeirinha não é e hoje aval iando as pessoas dando o todo esse contexto a já estamos com os colegas colocaram quinto país do mundo em acidente de trânsito laje nacional este possibilitarmos afrouxamento das regras de trânsito nós retirarmos a especialidade dos médicos e psicólogos dos quais as consequências que isso trará guia na então acho uma situação bastante preocupante e por isso que considero muito pertinente e essa oportunidade de trazermos esse assunto

análise nessa hora oi oi dani agradeço bastante a su a exposição nós temos algumas perguntas aqui aí eu gostaria de agradecer a eliane e a paula que estão nos ajudando aqui obrigada eu vou passar para algumas perguntas e dizer assim que a gente tem o número de 351 pessoas nos assistindo bem bacana eu vou passar pelas perguntas aqui ó o primeiro eu vou começar com o ju com o ivani essa é uma pergunta só um minutinho da cristiane santos não relaciona por quê que seria um retrocesso a pele

beneficia a psicologia hoje em dia o can didato faz avaliação psicológica uma vez a não ser que ele seja motorista profissional o candidato tendo que fazer avaliação psicológica a cada dez anos o trânsito não será mais seguro o que o crb precisa fazer uma emenda é uma colocação dela para manter a avaliação dos psicólogos especialistas você quer responder ivanir ok vamos lá é agradeço a pergunta né da cristiane bom o que o que eu teria a dizer né sobre essa questão do tempo de avaliação e é quanto

tempo vale um atestado de ap tidão para dirigir né essa é uma pergunta muito complexa de causa sim porque nós mudamos né então eu posso dar um atestado de habilidade para hoje e eu sofro um evento que me abala emocionalmente ou que me me prejudica de qualquer forma mesmo que seja fisicamente né só para ficar mais concreta resposta e perder essa habilidade né então a questão da validade né wd um atestado de aptidão é na extremamente relativa normalmente a gente acredita que o sujeito quando

está sobre um am biente de trabalho o que é estressor digamos assim seria o ideal um ano nessa tem uma ideia do que dez anos representa na minha cabeça eu não estou legislando não não sou da área né aí como isso funciona em termos de legislação mas como psicólogo eu posso garantir que o ideal seria todo ano né fazer uma avaliação aí de todo ano claro que a gente poderia transformar isso quando tem um evento quando eu tenho um acidente né quando por exemplo sujeito tem uma pontuação muito elevada

né o que eu às vezes costumo dizer é ser um sujeito ingere bebida alcoólica dirige uma vez duas vezes três vezes alguma coisa tem de errado né ou com essa sociedade ou com esse sujeito ou com os dois juntos né então eu penso um pouquinho esse prazo de fazer a avaliação muito menor e pensa na atuação do psicólogo muito mais ampla do que só fazer essa avaliação então é claro que existiria aí viabilidade jurídica econômica social para isso é extremamente complexo mas não não acredito que que

ninguém vai se beneficiar com 10 anos aliás eu gostaria de cinco fosse um se dois ou fosse quando tivesse algum evento que indicasse que essa pessoa tem uma necessidade de passar novamente por uma avaliação não sei se me responde né três agradeço vaninho tem uma pergunta aqui da geralda para juliana juliana diante de toda a nossa luta sobre pele 31 eu tinha construção do substitutivo onde foi bem debatido e de repente estamos vendo no momento de vírus querem modificar tudo você acha que

essa proposta juliana queremos ficar tudo agora no momento veja o que a gente tem medo na verdade o que que tá acontecendo houve um pl completamente desfavorável à as áreas de saúde à segurança do trânsito a uma série de outras coisas tinham reajustes claro como júlia trouxe de ajustar alguns questões relativas às infrações a pertinência ea competência mas o ponto de vista da habilitação da saúde dos exames de dessas condições ele era na fácil não é fácil em relação à qualida de e ao controle a

periodicidade a própria qualidade profissional da realização de isso e não se preocupando com esses efeitos que a gente está debatendo aqui do ser humano bom então assim a esse risco o que a gente tem que fazer uma diferença cris que eu acho que o pessoal pelo menos pessoal da área da psicologia não tá entendendo a uma diferença entre o pr 3267 o que foi apresenta a água em nome do governo federal e o que está sendo proposto hoje é um relatório substitutivo do rel ator juscelino filho que foi

eleito relator na comissão especial que escutou a sociedade civil os especialistas os técnicos como disse julie ver foram mais de 300 emendas tanto ao projeto depois novas emendas ao substitutivo então foram registradas diversas questões hoje se aprovado o relatório substitutivo como ele está sendo apresentado como ele foi depositado oficialmente né não vocês todos podem pegar o site da câmera esse é benéfico a condição atual do que o psicólogo do trân sito já tem e limão o que a gente tem a pia

algumas questões até em relação à a questão comportamental do da avaliação psicológica para aqueles que perdem a carteira que tem suspenso seu direito de dirigir então lambia a atuação da psicologia do trânsito contudo ainda não é o ideal mas está longe de ser o que foi apresentado para a gente tá o que não é ideia como eu falei para vocês eu acredito e o que é o que a gente tem repetido aqui que a pele cidade de uma avaliação psicológica n ão devia ter considerada aqui e até porque do ponto de

vista de comportamento de impulsividade comportamento de riscos eu acredito que era essa primeira os primeiros 15 anos nós primeira habilitação que é mais grave os nossos comportamentos e são são os o que é o que mostram os dados na verdade de acidentes de trânsito de impostos e de irritações que esse esse pô há 18 a 38 anos é o grande público dos acidentes mais graves do maior número de sequelas e idade produtiva que são impedi dos então eu acredito até que é inversamente proporcional do ponto

de vista da psicologia uma avaliação mais precoce desse condutor quem seriam os mais novos que deixariam um tempo maior trabalhar saber exatamente a gente tem uma série de perguntas aqui eu tô separando algumas tem muitos agradecimentos para todos e o júri ver tem uma pergunta aqui do maurício da silva crp pode entrar com alguma ação para barrar o pl pois o governo não apresentou nenhuma comprovação científica para m udar a legislação o prefeito boa pergunta do maurício na verdade não há uma ação

do céu prevista contra projeto de lei em tramitação isso é uma proposta que foi apresentada dependem de análise a daniela mostrar a roupa muito bem é qualquer diferença de se manter a comissão especial que eu havia começado início que tem 34 parlamentares do lado de suplente ou se mandar para o plenário com 513 deputados e presidente tudo que foi construído anteriormente eu queria deixar claro aqui só faz er um retrospecto histórico que eu considero importante para todos aqueles que atuam na área

tenham consciência de algumas questões a psicologia que com certeza vocês do crp do sindicato da práxis de todas as identidades aqui representadas tem lutado desde o início da vigência do código porque quando a lei 9.503 foi para votação ou exame quero chamado exame psicológico na verdade sua tinha uma palavra eu quero inciso 2 do artigo 147 e aí o capítulo 147 dia exames e os dois psicológico s ele era um exame a parte do exame de aptidão física e mental com certeza os psicólogos estão nos

ouvindo a maioria sabe disso e foi vetado e se vocês dois porque na época o presidente entendeu que não haveria necessidade nenhum tipo de exame psicológico foi a lei 9.602 apresentada pelo próprio poder executivo e por meio do trabalho incessante de vocês das categorias de classe da psicologia e ao demonstrarem a importância e relevância desse pra valiação conseguiram a inclusão d o parágrafo 3º do artigo 147 e trouxe a inspeção avaliação psicológica como complementar ao exame da

questão sentimental e tão somente para a primeira habilitação e ensino para acontecendo antes e depois em 2001 a lei 10.355 clu iu parágrafo 5º e a redação para o terceiro ampliando também a exigência da avaliação psicológica para quem exerce atividade remunerada por que que eu tô dizendo isso porque os incisos do artigo 147 não sofreram mudanças no projeto de lei nem u m apresentador presidente e nem no substitutivo do deputado seja um filho tão pouco foi alterado para o terceiro e o canal 5 ou

seja avaliação psicológica e se espera então aprovado seja da forma que o presidente solicitor seja da forma que se construiu com o apoio de todos os profissionais não haverá mudança no estado atual da avaliação psicológica ele continuará sendo parte integrante do exame de aptidão física e mental obrigatório apenas para primeira habilitação e para aqueles qu e exercem da remunerada inclusive naquele escalonamento que eu te dei uma outra questão que faltou eu comentar e aproveita aqui até coloquei

nas perguntas que deram pelo youtube que é o seguinte o artigo 147 o parágrafo o segundo traz o escalonamento e foi no pará segundo lá 200 e periodicidade de renovação do exame prevista no inciso 1 do parágrafo 2º que é a cada dez anos para quem tem até 40 anos de idade se a pessoa exerce atividade remunerada baixa para cinco que é o que se exige hoje para todos como não houve alteração no carro terceiro e no para sinto nesse substantivo significa que seria o seguinte se for aprovado o

substitutivo até 40 anos quem tem até por isso a cidade que tem essa idade tem nova aplicação a cada dez se exercer atividade remunerada até das 5 horas tanto exame de aptidão física mental quanto avaliação psicológica então mantém agora a juliana popou muito bem e ela participou de audiência pública ela contou muito bem algumas conqu istas a daniela também falou sobre isso algumas conquistas que foram adquiridas é por esses essas atuações dos médicos e psicólogos abramet também

trabalhou bastante e incessantemente neste pele e por exemplo se teríamos no relatório substantivo o parágrafo sexto e deixa expresso que a avaliação deve saber tão somente aspectos técnicos dos procedimentos realizados o parágrafo sétimo que coloca uma importante atuação dos órgãos de trânsito com a colaboração dos consel hos na fiscalização das entidades e profissionais credenciados e o parágrafo 8º que passaria a incluir no ccb algo que não existe e é uma luta teria que vocês que agilizar o

educativa eletrônica e isso está no substantivo então o substantivo hoje ele foi construído com o apoio de profissionais e aí o ressalto a preocupação foi internada da daniela pelo invadir pela juliana no sentido de hoje é nós lutarmos para que o pl seja analisado sobre ah e não sobre o pele original e o pênis não tão somente jogava para 10 anos sem levar em consideração todos esses outros aspectos né então voltando aí a pergunta sobre ação judicial eu considero que hoje um trabalho mais efetivo

que pode ser feito não só pela entidade de classe mas também pelos profissionais e quiserem ter uma atuação mais proativa é entrar em contato por e-mail por telefone do gabinete tal mas com os deputados que compõem essa comissão especial o relator que deu seu filho para fazer pressão tendência essa necessidade de se discutir na comissão especial que foi construído ao longo desses meses não permitindo que se leve para o cenário sem o trabalho que foi construído ok o ok deixa eu ver aqui daniele é

tem um comentário aqui do guilherme não é do guilherme é difícil acompanhar porque são várias perguntas em vários locais então eu vou passar aqui para daniele não comentário da joana oi daniele fala um pouquinho aqui a cada dia se faz mais necessário o cuidado de saúde psíquica do motori sta o psicólogo deve ter inserido de maneira mais efetiva e não ser excluído no trânsito queria que você falasse só um pouquinho em relação a isso eu vou dar uma olhadinha ali pelo youtube e depois para a gente

fazer as considerações finais que tem algumas perguntas ali também tá eu eu acho isso muito importante a inserção do psicólogo na área do trânsito a psicologia do trânsito ela está consolidada hoje ela tem base científica ela tem a base no trabalho de muitos profissionais e e studiosos que desenvolvem atingos e pesquisas científica e justamente o pl original ele vem no sentido de retirar a necessidade de especialidade isso é terrível né eu o que a psicologia assim como vou que ciência é muito

rampa é impossível um profissional da conta de né eu sempre vinha que eu falo quando você olha aquele psicólogo que ele pendura na porta do consultório dele que ele atende tudo eu atendo o casal criança escolar eu atendo terapia de cromoterapia equoterapia aquela lista imensa falar nossa por aí né será que essa pessoa conhece mesmo tudo isso porque todas as áreas todos os campos são muito ricos em termos de conhecimento e a psicologia do trânsito não é diferente é nós temos toda um conjunto de

itens avaliar a pensar quando pensamos na questão da do motorista da qualidade do dirigir é então a valorização do conhecimento científico na área da psicologia do trânsito é essencial ela já é reconhecida pelo conselho federal de psicologia e precisa ser valorizado termos isso retirado do código de trânsito seria um retrocesso imenso 11 e olha a gente tem muitos agradecimentos no no youtube também e a grande maioria das pessoas que são nos assistindo eles colocam a seguinte que não deveria

ser voltado nesse momento e que a especialidade não deveria sair do detran tá tem uma questão ali remake para juliana eu acho que ela pode até fazer nas considerações finais que a gente já tava dançando no tempo a gente vai ter uns 5 minuti nhos de que como é que funciona no no sul em santa catarina se você tem assar em outros estados né como é que tá funcionando essa questão do trânsito tá e eu quero começar juliana começa em suas considerações finais e é isso é uma pergunta aí que você fez né

cris é isso eu não sei se eu entendi como é que tá funcionando a atividade em tempo da academia ou de uma forma genérica eu acho que em tempo de pandemia lá não coloca aqui deixa a terra uma olhadinha é importante é se eu acho q ue esse muita gente tem perguntado isso recebo é perguntas diariamente a gente fica até enlouquecido o pessoal tem que entender algumas coisas primeiro que por conta dessa proximidade que as clínicas e os exames se dão dos órgãos executivos de trânsito e estaduais

existem regulamentos diferenciadas em cada estado tem um grande requisito que tá no código e nas resoluções do contran e tirando isso existe a realidade em cada estado que tem um procedimentos e a funcionar diferente diante do seu governo político no momento e da situação da pandemia por exemplo eu sou aqui do nordeste a sua aqui de pernambuco nesse momento nós estamos aqui em loco e tal então o funcionamento aqui cidade diferente de cidades que já saíram já abriram por decreto do governador

para a atuação então sim santa catarina que foi você citou tá funcionando rio grande do sul tá funcionando a mato grosso mato grosso do sul goiás minas também abriu essa semana várias estados espírito san to vai os estados estão abrindo a partir do momento em que essa curva da pandemia vai melhorando tá mas é importante que cada um procure essa esse espaço essa realidade no seu estado tá é eu gostaria simples de fazer uma consideração eu acho que é muito importante a gente discutir é muito

importante que a categoria também se informe a vontade da gente fazer essa live foi poder para alertar também a nossa categoria que fica o vindo nós vivemos momentos de fake news e todo mundo ouvir coisas assim mais loucas nesse momento e acaba é já nesse momento nós estamos todos ansiosos sem trabalhar e etc piorando a nossa saúde mental porque fica o povo angustiados tocar uma perspectiva de algo que não é real então a realidade hoje a gente tem que continuar atuando nós estamos atuando

diretamente lá no parlamento como disse júlia não só na comissão não só com o relator não só com os integrantes da comissão especial mas agora com todos os parlamentares e com os l íderes abra paciente inclusive a vem nesse trabalho todo em parceria com o cfp conselho federal de psicologia amanhã inclusive vai estar igual a matéria do cfp sobre em ações e terá uma live do cfp na semana que vem o dia três também para bater já que a gente está em contato é contactando todos os parlamentares

sobre essa possibilidade de uma votação remota e estamos mobilizando também os líderes de bancada com o intuito de que eles compreendam a necessidade de que este moment o não possui urgência para que isso não seja pautada de uma forma não democrática e remota então que aguarde o momento que a gente saia desse espaço pandêmico e todas essas situações que diminui a nossa mobilidade para que a sociedade civil se faça presente numa votação que afeta diretamente a população como um todo ea gente

possa estar presente contribuindo continuando contribuir com esses espaços a gente tem tido vários feedbacks positivos de alguns líderes e de algumas bancad as e vários depoimentos também de parlamentares mas a gente precisa e é o que a gente o dinheiro para os associados também e para todos os psicólogos e todos os médicos que possam a gente precisa a gente que vocês falem os parlamentares dos seus estados as associações nacionais elas falam direto lá no congresso nós estamos falando poxa

vida delas são falando com todos de uma forma geral mas o profissional de um determinado estado às associações de um determinado estado elas têm força com aquela bancada eleitoral é assim que funciona vocês tem que conversar com os deputados sai gerais dos seus partidos dos seus estados a gente tem que ter o maior número esse momento como a dori bem disse na do número de deputados o número de votos que é necessário para aprovação desse projeto caso a gente que ele vá para votação remota a

gente precisa de apoio também a gente precisa conquistar esse apoio conquistar esses parlamentares os atlantes também então atuando nisso ainda tem atuado e também que todo esse espaço possa funcionar na formação dos condutores a habilitação dos exames de saúde e etc mas é preciso que cada um também faça sua parte cada um dá o que a gente tem para oferecer é uma moeda de troca que muitas vezes não é vista no nosso mundo político a gente oferece saúde a gente oferece promoção de vida então a

gente precisa apertar assim que eu acho que recado foi dado é isso é extremamente importante que todos nós possamos cont ribuir é já participação de todos gente boa noite gente que te agradece juliana ivani queda sua contribuição final teve império para você viu evanir para todos né e mais ou menos aqui várias para professora para o mestre júri vai para dani tem dado todo apoio o olá ivani é eu queria falar um pouco mais essa questão da educação acho que teve até uma pergunta que passou aí

pelo face você chegou até você enfim é sobre a questão da educação na infância né que como uma possibilidade de prevenção né e eu queria terminar com essa questão da educação porque eu acho que ela é fundamental né a educação que a gente fala no trânsito né de que que o que eu tenho estudado a ponta que não basta uma educação racional né não basta o sujeito conhecer a regra é é uma educação que ela vai um pouco além disso ela passa pela cultura né ela passa por pelo sujeito compreender digamos

assim que a loja que olá pessoal dele não pode ser superior a uma lógica coletiva é na infância o melhor momento para se educar isso sem dúvida nenhuma né porque existem outros lugares onde eu posso dizer meu ser mal-educado isso não tirar a vida de pessoa né mas no trânsito não tem como né amar educação no trânsito ela traz prejuízos enormes ela mata pessoas né a gente perde pessoas por mais educação então é é claro que quanto mais cedo a gente conseguisse educar para o trânsito mais seguro a

prevenção seria muito maior quanto mais cedo essa criança entender de que ela deve o bedecer às regras não só conhecer a regra mas emocionalmente entender que este é o caminho para convivência social muito melhor né e esse seria o meu o meu último recado aí né de que essa educação ela não é apenas informar regras ela é cultural é o sujeito entender que para ser forte ele não precisa ser mais que ninguém ele não precisa ser melhor que ninguém né que foi uma coisa que meu estudo apontou muito nessa

necessidade do transgressor brasileiro digamos assim de querer aparecer mais forte transgredindo as regras né é uma educação mas ela passa pelo afeto também ela passa não só pela informação racional queria também agradecer de poder estar aqui o momento difícil para todos nós não é mais é é feita em poder contribuir de alguma forma aí com a nossa profissão com a ciência que eu tanto gosto boa noite a todos boa noite obrigado ivani agora a gente podia passar para dani como júri ver começou agora

ele fica no final bom eu gostaria de colocar através de um p etra eu tive oportunidade de participar de todos os trabalhos desenvolvidos pela comissão especial com relação ao pele 1367 nós estivemos juntos em petra andesp e fenactran semanalmente brasília visitando parlamentar infectados líderes equipe de consultoria técnica em trabalho esse pão pele exaustivamente trabalhado por essa comissão ajustes foram feitos no sentido da valorização da vida e a segurança sem perder de vista a necessidade

de textura automatizar de trazer progressos ao c ódigo isso não pode ser simplesmente ignorado sabe acho que nós não podemos permitir que o governo se aproveite do momento da pandemia para retirar o projeto que foi tão bem trabalhado na comissão e trouxe inclusive avanços né na lançada podemos falar da divisão equitativa que está lá prevista na lei por exemplo e antes era só uma resolução então pegar um projeto foi tão bem trabalhado por tantos profissionais competentes pelos parlamentares e

simplesmente transferi-los para uma plenária aberta aonde você acredita que o executivo não é o propositor do pl terá uma maioria e poderá aprovar uma o original é claramente estragar a malefícios a sociedade né eu vejo a proposta original nesse momento como o populista a gente sabe que tem muitas pessoas que quando houve um dizer que de 20 para 40 fonte entendem isso com algo benevolente do presidente mas essas pessoas não pensam que elas terão que pagar cada uma das multas que pegarem e que

isso vai proporcionar in clusive individamento de um cidadão né elas não pensam que de repente nunca às vezes a única oportunidade que aquele aquele cidadão tem de passar com psicólogo de passar com o médico é na avaliação voltada para cnh e que esse profissional não está ele simplesmente ficar um bando as pessoas em dirigindo dirijo ele faz um efeito de triagem orientação todas as vezes que nós mente ficando bom então e apresenta algum impedimento ao dirigir ou que não é suficiente para impedir

dirigir mas se pode trazer prejuízos na vida de cidadão e serve para mim encher encaminhado para que tenha o tratamento adequado dessa condição então pele que diz tim e cidadão só vai com acesso a esse profissional daí 10 anos eu acredito que o prejuízo vai muito além né da questão do trânsito vai vai interferir na questão da saúde dessas pessoas a qualidade de vida dessas pessoas a gente não pode permitir que isso aconteça porque não quer dizer aqui as associações estão firmes nisso

temos também o apoio é um haver da comissão de trânsito e da comissão especial de trânsito da oab eles estão juntos para a gente nessa luta não acho que muita gente dedicado isso espero que não seja como um sales disse né ah e da boiada da pandemia para passar esse pele para a plenária aberta e voltar e só papo de caixa tem pensar na tragédia social que superar eu tenho que fazer voltando ali e numa questão não crp e o conselho regional tem que fazer o apoio nós estamos junto com todas as

entidades inclusive assinamos uma marca em conjunto identidade tá uma outra questão é que o júri ver eu vi até que tá respondendo algumas perguntas já online ou as perguntas foram feitas para ele nós vamos encaminhar essas essas questões por que não dá tempo de te responder todas a gente separou algumas e julivan gostaria de te agradecer bom e você das suas considerações finais tá agradeço muito o seu convite a possibilidade de participar dessa live você pelo sindicato pelo crp tem u m trabalho

incessante junto com as demais associações representadas a daniele pela petra juliana pela bracit e eu vi aqui de várias participações muitas pessoas já conhece o a márcia menezes da fenatran que também é tem atuado fortemente e a sua personagem encontrar em outros e ver e ela até mencionou aí no youtube que conseguiu também com o apoio da ciretran de ação que fosse adiado aí a votação deste pl em plenário como se pretende pelo menos pela semana passada e a semana e agora vamos ver semana que

vem é como que vai ocorrer se realmente a camiseta estados vai aceitar esse pedido do presidente para coloca em votação eu tocando finalizar aqui do ponto de vista jurídico que eu sou o estranho no ninho né estamos aqui para oi e a minha área que é mais na área jurídica mesmo eu gostaria de fazer uma conclusão bem sucinta sobre qual é a agora nesse exato momento a nossa prioridade é de acordo até porque foi apresentado pelas colegas primeiro a necessidade de q ue o pl seja votado o substitutivo

que foi construído com a ajuda dos profissionais na área de trânsito e segundo que isso não ocorra agora no período com anemia então interessante que as pessoas que nos ouviram se pudessem sternalis sentimento nas suas redes sociais fazem esses dois pedidos que seja analisado o substitutivo e que não seja agora seja depois que será expedido com anemia não há urgência que justifique uma votação acelerada do universo jurídico eu creio que esses dois pontos são os mais importantes para a gente ter

uma tranquilidade maior na tramitação legislativa de uma alteração deste teor no código penal brasileiro no mais fica à disposição de todos tá bom então eu quero agradecer a todos os participantes que estiveram no youtube que tiveram para pelo site do conselho que a gente tenha podido responder às perguntas e as dúvidas né que vem ocorrendo e que a gente se una para que esse pl não seja votado principalmente nesse momento como for muito claro em todas as falas gostaria de agradecer os

participantes e outras las que serão feitas na inclusive com outras entidades que não não da porta do mundo aqui tá agradeço muito muito mesmo crpi sindicato agradece a todos vocês uma boa noite a todos g1 g1 e aí g1 TRANSITO SEM VAGA PARA ESTACIONAR

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